Características da resina epóxi

- Nov 21, 2018-

As resinas epóxi estão disponíveis em uma variedade de modelos com propriedades diferentes, e seu desempenho pode ser determinado por especificações de características.

1. Equivalente a epóxi (ou valor epóxi): O equivalente epoxídico ou epóxi é o mais importante índice característico da resina epóxi, o que caracteriza o teor de grupos epóxi na molécula de resina. Equivalente a epóxi significa a massa em gramas de resina epoxídica contendo 1 mol de grupo epoxi, expressa como EEW. O valor de epoxi refere-se ao número de moles de grupos epoxi em 100 g de resina epoxi.

2. Grupo hidroxilo: Grupo hidroxilo significa o número de moles de grupos hidroxilo contidos em 100 g de resina epoxi. O equivalente hidroxilo é o grama de massa da resina epoxi contendo 1 mol do grupo hidroxilo.

3. Esterificação Equivalente: O equivalente de esterificação significa a massa da resina epóxi requerida para esterificar 1 mol do ácido monocarboxílico. Tanto o grupo hidroxilo como o grupo epoxi da resina epoxi podem ser esterificados com um ácido carboxílico. O equivalente de esterificação pode representar o teor total de grupos hidroxilo e grupos epoxi na resina.

4. Ponto de amolecimento: O ponto de amolecimento da resina epóxi pode indicar o peso molecular da resina, a massa molecular relativa do ponto de amolecimento e a massa molecular relativa do ponto de amolecimento é pequena.

5. Teor de cloro: refere-se ao número de moles de cloro contidas na resina epoxídica, incluindo cloro orgânico e cloro inorgânico. O cloro inorgânico refere-se principalmente a íons cloreto na resina, e a presença de cloro inorgânico afeta as propriedades elétricas da resina fixa. O teor de cloro orgânico na resina indica o conteúdo da parte do grupo cloro-hidrina na molécula que não foi fechada, e seu conteúdo deve ser reduzido tanto quanto possível, caso contrário, afetará a cura da resina e as propriedades do produto curado.

6. Viscosidade: A viscosidade da resina epóxi é um dos indicadores importantes no uso real da resina epóxi. Em diferentes temperaturas, a viscosidade da resina epóxi é diferente e suas propriedades de fluxo são diferentes. A viscosidade é geralmente medida por um viscómetro de chávena, um viscosímetro rotativo, um viscosímetro capilar e um viscosímetro de bola descendente.