O que são os aditivos para resina epóxi?

- Nov 26, 2018 -

Resinas epóxi geralmente são usadas em conjunto com aditivos para atingir o valor de aplicação. Aditivos podem ser selecionados de acordo com diferentes usos, e os aditivos comumente usados incluem agentes, aceleradores, cargas, diluentes, plastificantes e afins de cura de cura. Entre eles, o agente de cura é um aditivo indispensável, caso contrário a resina epóxi não pode ser curada.

1. agente de cura. Agentes de cura da resina epóxi comumente usados são aminas gordas, aminas alicíclicos, aminas aromáticas, poliamidas, anidridos de ácido, resinas e aminas terciárias. Além disso, ultravioleta luz ou luz pode também curar epóxi resinas sob a ação de um fotoiniciador. Geralmente, um agente de cura de amina é usado para cura em temperatura ambiente ou temperatura baixa; um anidrido de ácido e um aromático, agente de cura são comumente usados para aquecimento e cura; um agente de cura latente é geralmente usado como um agente de cura para dicianodiamida.

2. acelerador de cura. Em resina epóxi, algumas substâncias adicionadas para acelerar a reação de polimerização, abaixar a temperatura de cura e encurtar o tempo de cura são referidas como aceleradores de cura. Aceleradores de polimerização comumente usados incluem principalmente fenóis substituídos e alguns agentes de cura catalíticos como imidazoles (methylimidazole, 2-phenylimidazole).

3. enchimento. O papel do enchimento é melhorar algumas propriedades do produto e para melhorar as condições de dissipação de calor quando a resina está curada. O uso do enchimento também pode reduzir a quantidade de resina epóxi e reduzir o custo. Enchimentos diferentes podem ser usados, dependendo da aplicação. O tamanho é de preferência malha inferior a 100, dependendo da aplicação.

4, mais fino. Sua função é reduzir a viscosidade e melhorar a permeabilidade da resina. Os diluentes podem ser divididos em duas categorias: ativos e inertes.

5, plastificante. Adicionando uma quantidade adequada de plastificante pode aumentar a fluidez da resina, reduzir a fragilidade da resina após a cura e melhorar a flexão e resistência ao impacto. As variedades utilizadas são plastificantes ativos e inativos plastificantes. Os plastificantes ativos comumente usados são de borracha nitrílica líquida de borracha polissulfeto, poliéter de fim de hidroxila, etc. Os plastificantes inativos comumente usados são o benzeno. Diformato de dibutil ftalato de dioctil, trifenil fosfato e similares.